Guia de Detecção de Problemas #01 – Deficiência de Lubrificação
27/03/2020 09:56:17
Guia de Detecção de Problemas #01 – Deficiência de Lubrificação
Nessa série, Guia de Detecção de Problemas, vamos abordar as principais causas, consequências, sintomas e recomendações quando um turbo apresentar algum problema.
Curiosamente, ao ser acusado qualquer dano e após o desmonte do turbo, é possível identificar o que aconteceu, pois, as peças danificadas sempre vão mostrar a causa.
Também é de extrema importância lembrar que quando um turbo compressor apresenta um defeito, nem sempre o problema está nele. Em muitos casos a falta de manutenção em outros componentes importantes ou falhas no sistema periférico ao turbo compressor, interferem no diagnóstico, o que leva a uma constante de acharem que o problema está no turbo.
Outro aspecto importante de ressaltar é que fazer a manutenção preventiva, não só do turbo e de todo sistema periférico ao turbo como também do filtro de óleo, do filtro de ar, do intercooler e de outras peças, é imprescindível para evitar qualquer dano no turbo e/ou no veículo.
Por isso desenvolvemos esse pequeno guia, dividido em 7 partes, para a detecção dos problemas mais comuns.
Deficiência de Lubrificação
Durante o funcionamento normal do motor, é enviada uma quantidade adequada de óleo para lubrificar, limpar e transferir o calor que é fornecido aos mancais do turbo compressor, no entanto, ele é mais sensível a uma quantidade limitada de fornecimento de óleo do que o motor, devido às altas temperaturas e às altas rotações atingidas pelo eixo do turbo compressor. A baixa ou a falta de pressão do óleo e/ou o retardo no fluxo durante a partida podem resultar consequências destrutivas para os componentes internos.
Possíveis Causas
Desligar o motor em rotação elevada;
Dar partida no motor e acelerar;
Uso indevido de cola, silicone ou adesivo líquido na entrada de óleo lubrificante;
Filtro de óleo de má qualidade, danificado ou saturado;
Óleo com prazo de validade vencido, sem viscosidade e com carbonização;
Nível de óleo do cárter fora de especificação;
Baixa pressão de óleo do motor;
Turbo ou flexível de alimentação de óleo amassado, trincado ou obstruído;
Mau funcionamento na válvula By Pass;
Consequências
Desgaste nos mancais radiais, colo do eixo e mancal axial;
Marcas de bronze e azulamento no colo do eixo;
Atrito dos rotores nas carcaças dom compressor e da turbina (desbalanceamento);
Desgaste e ruptura dos anéis de pistão (colar/eixo);
Azulamento do colar;
Desgaste nos alojamentos dos mancais radiais na carcaça central;
Sintomas:
Vazamento de óleo;
Ruído;
Excesso de fumaça;
Consumo excessivo de óleo;
Perda de potência;
Recomendações
Substituição do óleo lubrificante dentro dos prazos estipulados pelo fabricante do motor, observando o modo de condução e de operação do veículo, salvo quando este operar em locais de grande concentração de pó ou outras condições prejudiciais ao seu bom funcionamento.
Neste caso, será necessário reduzir os períodos de substituição, tanto do filtro como do óleo lubrificante.
Verifique a pressão de óleo por manômetro. Antes da substituição do turboalimentador, verifique a integridade e a isenção de impurezas no duto de lubrificação.
Faça regularmente essa inspeção e substituição quando necessário.
Na próxima semana, vamos dar continuidade no nosso guia de detecção de problemas. O próximo tema será sobre Impurezas no Óleo Lubrificante.