SUPER DICAS #1 – o Retorno de óleo, qual a maneira correta de instalar?
06/03/2020 16:32:50
SUPER DICAS #1 – o Retorno de óleo, qual a maneira correta de instalar?
Durante o funcionamento, o turbocompressor precisa ser lubrificado, pois o eixo precisa trabalhar de forma flutuante dentro dos mancais, que também ficam flutuantes dentro da carcaça. Para isso acontecer é necessário que o óleo entre com a pressão e quantidade adequada e crie uma fina camada lubrificante entre o eixo e mancais e entre os mancais e carcaça, evitando assim o contato direto.
Este sistema de lubrificação funciona da seguinte maneira, o óleo entra no turbo por pressão, preenche todas as câmaras internas na carcaça central e sai por gravidade. O que significa que é muito importante que o retorno do óleo lubrificante esteja desobstruído e tenha livre acesso ao cárter do motor. Para que esse processo aconteça de forma natural e sem complicações, temos uma super dica para dar:
Nunca instale o retorno do óleo abaixo do nível do cárter
O retorno de óleo deve ser instalado acima do nível do cárter do motor, isso porque como o óleo é retornado ao cárter por gravidade, ele deve escoar com facilidade. Caso o retorno esteja instalado abaixo do nível, o óleo existente dentro do cárter vai impedir o escoamento, ocasionando a famosa passagem de óleo. Veja nas figuras abaixo, qual a maneira correta de fazer a instalação do retorno.
Além disso é importante salientar que existem outros cuidados a serem tomados na instalação de um turbocompressor, fatos que a princípio parecem ser inofensivos, porém com o uso contínuo pode acarretar problemas sérios no veículo. Para saber mais, fique atento nas nossas redes sociais, que semana que vem tem mais.