Cá estamos em mais uma edição do nosso Guia de Detecção de Problemas. Série essa, desenvolvida para auxiliar você a identificar os problemas mais comuns que podem acontecer em um turbo.
Essa semana, como prometido, vamos continuar falando sobre a montagem incorreta do turbo, mas vamos aprofundar no eixo!
Mas antes de começarmos, não esqueça de dar uma olhada nas edições passadas. Você pode salvar e imprimir esse guia para ajuda-lo sempre que necessário.
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Ocasionalmente, após desmontagem e inspeção, um turbo pode ter como causa de falha uma montagem incorreta.
Quando a descoloração por aquecimento extremo acompanha o dano do eixo, especialmente no mancal de eixo do lado da turbina, o problema é uma deficiência de lubrificação. Se uma descoloração por aquecimento aparecer, é sinal que o motor foi desligado enquanto ainda estava muito quente.
Riscos
Finos riscos no eixo na região dos mancais são evidências de que material abrasivo contaminou o óleo lubrificante. Os mancais estarão similarmente riscados.
Quebra de Eixo
Danos por extrema oscilação do eixo, na carcaça central, causados por deficiência de lubrificação ou abrasivos no óleo, podem eventualmente causar a fratura ou empenamento do eixo.
Quando encontrar este tipo de falha no eixo, verificar os mancais quanto ao mesmo tipo de riscos. Adicionalmente o dano por contato do rotor de turbina pode causar a quebra pelo enfraquecimento da solda. Um eixo empenado pode ser detectado por um padrão ou prisma. Para maior precisão verificar com um bloco “V” e um relógio comparador. A quebra do eixo ocorre, normalmente, após danos no mancal de eixo, que permitiram o conjunto rotativo trabalhar fora de centro.
O contato do rotor com a carcaça raspa o núcleo na região do anel de pistão com a carcaça central. Defeitos de material ou de manufatura geralmente geram uma quebra clara, após evidências de que isto ocorreu sem a presença de material estranho nos rotores e os mancais de eixo estão em bom estado.
Se o eixo quebrou na solda, verificar a possibilidade de porosidade na solda. Um eixo empenado quebrará deixando um canto vivo na região da fratura.
São evidentes alguns riscos na superfície do mancal. Alguns danos de contato do rotor de turbina estarão associados com quebra de eixo empenado.
Eixo com verniz
Eixos com verniz podem ser causados pelo óleo lubrificante por excessiva temperatura, baixa pressão e/ou vazão ou o mesmo estar deteriorado. Acompanhando o verniz haverá uma descoloração do eixo no lado da turbina.
Marcas de risco
O contato eixo-mancal refere-se ao movimento do mancal, este efeito gera marcas similares de quando o eixo está desbalanceado, deixando riscos.
O movimento do mancal pode ser causado por uma partida a frio e imediata operação com altas rotações e cargas. O óleo lubrificante não tem tempo para preencher a folga do mancal com uma película de óleo suficiente para impedir o contato com eixo e colo de alojamento da carcaça central.
Montagem do motor
Quando é feita a retífica do motor, a limpeza dos componentes deve ser rigorosamente realizada.
A permanência dos resíduos de retífica pode se misturar ao óleo lubrificante, saturando o filtro de óleo prematuramente.
Evidência
Componentes internos desgastados, com ranhuras
E por essa semana é isso! Na próxima voltamos com a continuação desse assunto (montagem incorreta do turbo), onde o foco da vez serão os mancais axiais!
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