Guia de Detecção de Problemas #08 – Montagem Incorreta do Turbo
19/05/2020 11:14:12
Guia de Detecção de Problemas #08 – Montagem Incorreta do Turbo
Como prometido na semana passada, vamos dar continuidade no nosso Guia de Detecção de Problemas e hoje vamos falar sobre a montagem incorreta do turbo!
Mas antes de começarmos, não esqueça de dar uma olhada nas edições passadas, afinal, uma complementa a outra!
Como esse tema é um pouco complexo e extenso, vamos dividí-lo em partes, que irão se complementar!
Montagem Incorreta do Turbo
Ocasionalmente, após desmontagem e inspeção um turbo pode ter como causa de falha uma montagem incorreta.
Este modo de falha pode ser encontrado em várias formas, sendo as seguintes as mais comuns:
Se a carcaça do compressor não está fixada apropriadamente quando instalada, a mesma poderá ficar desalinhada e ter contato com o rotor. Marcas de raspagem poderão ser visíveis no lado oposto da admissão.
No lado de dentro da carcaça compressora, ocorrerá a raspagem do diâmetro externo do rotor com a mesma, na região do inducer. Outro problema encontrado na instalação da carcaça compressora é o anel danificado que poderá impedir o assentamento correto da carcaça à central e causará o contato com o rotor. Isto também pode ocorrer na montagem ou reinstalação da carcaça compressora durante o processo de substituição do conjunto central.
A soltura e perda da porca do eixo pode ser outra causa de erro de montagem. Todas as porcas são travadas durante a sua montagem. Atualmente, as porcas, em sua maioria, são construídas com rosca esquerda o que praticamente elimina as falhas por soltura da porca. As porcas com parafusos precisam ser apertadas com o torque correto, caso
contrário, poderão se soltar e o rotor poderá se chocar com a carcaça compressora. O eixo mostrará marcas de escoriações pelo movimento livre do rotor compressor bem como o mancal axial ficará com a folga livre.
Turbo Violado
A desmontagem e/ou alteração de qualquer componente do turbo não prevista em projeto é considerada violação de produto, tal violação pode ser identificada da seguinte forma:
Peças trocadas ou não originais;
Marcas de ferramenta nos parafusos;
Rompimento do lacre da porca do atuador;
Violação da porca frenante do conjunto rotativo;
Consequências
Soltura dos parafusos de fixação das carcaças da turbina e compressor;
Soltura do parafuso de fixação da carcaça central no prato;
Soltura dos suportes do atuador;
Sintomas
Perda de potência;
Vazamento de ar;
Vazamento de óleo;
Excesso de fumaça;
Semana que vem voltamos com a continuação desse assunto (montagem incorreta do turbo), onde vamos nos aprofundar um pouco mais no eixo do turbo. Fique ligado e não perca!
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