Guia de Detecção de Problemas #07 – Uso Indevido de Cola, Silicone ou Fita Veda-Rosca
11/05/2020 15:14:25
Guia de Detecção de Problemas #07 – Uso Indevido de Cola, Silicone ou Fita Veda-Rosca
Essa semana vamos falar sobre um problema bastante recorrente em muitos turbos, que é o uso indevido de colas, silicone e fitas veda-rosca. Já abordamos esse assunto em outro post aqui no nosso blog (que você pode conferir clicando aqui!), mas dessa vez vamos explorar um pouco mais esse assunto e deixar bem claro que: NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, USE COLA, SILICONE OU FITA VEDA-ROSCA NA APLICAÇÃO DE UM TURBO!
E abaixo, disponibilizamos todos os temas abordados em nosso Guia de Detecção de Problemas, basta você clicar nos tópicos abaixo:
A aplicação destes elementos em galerias nas quais fluirá o óleo lubrificante não é recomendada, pois eles podem acabar obstruindo-as total ou parcialmente, seja pela aplicação de forma inadequada ou pelos próprios resíduos que poderão desprender-se com o tempo.
Evidências
Presença de resíduos de cola, silicone ou fita veda-rosca externa ou internamente ao turbo alimentador;
Desgaste nos Mancais Radiais e Axiais
O fluxo de lubrificante nos mancais radial e axial, devem ser adequados para lubrificar os mancais, limpar as superfícies e transferir o calor dos mesmos.
O eixo e mancais ‘’flutuam’’ em uma película de óleo a qual deve ser suficiente ou poderá ocorrer dano.
A deficiência de lubrificação faz com que o material de ambos mancais (radial e axial) sejam riscados e/ou arrancados.
Uma vez o eixo estando instável e girando “fora do centro” podem ocorrer danos secundários, tais como:
Contato dos rotores com as carcaças;
Entortamento ou quebra do eixo;
Destruição dos anéis de pistão ou do mancal axial;
Esforço Axial
O turbo alimentador opera em altas rotações, onde para seu funcionamento deve haver um perfeito equilíbrio de pressões entre os sistemas de admissão de ar e de exaustão de gases. Havendo o desequilíbrio de pressões, o conjunto rotativo é forçado axialmente, ocasionando no desgaste dos componentes internos, o vazamento de óleo seguido da emissão de fumaça branca também pode ser causado pelo esforço axial.
Causas
Filtro de ar obstruído;
Colapso das mangueiras do sistema de alimentação de ar;
Restrição no sistema de exaustão de gases;
Tubulação de escape incorreta;
Consequências
Riscos/Desgaste do rotor da turbina e proteção térmica devido ao atrito;
Riscos/Desgaste nos canais de alojamento dos anéis de pistão (Colar e Eixo);
Riscos/Desgaste no mancal de encosto e colar;
Desbalanceamento (atrito dos rotores nas carcaças);
E para finalizar, temos uma ótima notícia para você!
Essa seria a última edição do nosso Guia de Detecção de Problemas, mas devido ao grande engajamento dessas postagens, vamos liberar mais 03 temas bônus com dicas imperdíveis para ajudar ainda mais na prevenção de problemas!
Então não perca a edição da semana que vem, onde iremos falar sobre: A Montagem Incorreta do turbo. Vamos explorar as consequências e os sintomas de mais esse problema que encontramos em alguns turbos.
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