Guia de Detecção de Problemas #02 – Impureza no Óleo Lubrificante
03/04/2020 08:42:42
Guia de Detecção de Problemas #02 – Impureza no Óleo Lubrificante
No último post da nossa série do Guia de Detecção de Problemas, falamos sobre a deficiência de lubrificação. Explicamos como funciona o sistema de lubrificação da haste do rotor, exploramos as possíveis causas, consequências, sintomas e recomendações do que fazer caso você identifique esse problema.
Hoje, daremos continuidade no assunto, mas iremos falar a respeito da impureza no óleo lubrificante.
Como já informado antes, é essencial manter a manutenção de todas as peças do seu carro, não só para evitar problemas no seu turbo, mas também para manter todo o desempenho do seu veículo de maneira correta.
Por isso, utilizar óleo novo, sem impurezas vai fazer toda a diferença. Caso isso não seja seguido à risca, você poderá se deparar com algumas situações que iremos citar mais para a frente.
Impureza no Óleo Lubrificante
Se o motor operar em locais com grande concentração de pó ou outras condições prejudiciais (severas) ao seu bom funcionamento, será necessário reduzir os períodos de substituição, tanto do filtro como do óleo lubrificante.
O não cumprimento do tempo exigido, para que estes (filtro e óleo) sejam trocados, poderá gerar uma série de danos relacionados à lubrificação por óleo contaminado e consequentemente, o desgaste prematuro dos componentes internos pelo atrito de partículas sólidas (abrasivas) conduzidas pelo lubrificante.
Possíveis Causas
Partículas provenientes do desgaste natural nas partes móveis do motor;
Óleo ou filtro de má qualidade ou saturado;
Contaminação durante o procedimento de instalação ou manutenção;
Ruptura de componentes internos do turbo compressor;
Atrito dos rotores nas carcaças do compressor e da turbina (desbalanceamento);
Riscos/desgaste nos mancais (radiais/axial), arruela de encosto e colar;
Riscos/desgaste no colo do eixo;
Sintomas
Ruídos;
Perda de potência;
Excesso de fumaça;
Consumo excessivo de óleo;
Vazamento de óleo;
Recomendações
Substituição do óleo lubrificante dentro dos prazos estipulados pelo fabricante do motor, observando o modo de condução e de operação do veículo, salvo quando este operar em locais de grande concentração de pó ou outras condições prejudiciais ao seu bom funcionamento.
Neste caso, será necessário reduzir os períodos de substituição, tanto do filtro como do óleo lubrificante.
Faça regularmente esta inspeção e substituição dos elementos quando necessário.
E não deixe de compartilhar essas super dicas com seus amigos, na próxima edição vamos falar sobre ingestão de corpo estranho pelo lado da turbina.